Sobre

Praia no horizonte: mar, a frente área com cadeira de rodas, na lateral cabanas de plastico.

A mídia como grande influenciadora da sociedade tem um enorme papel de inserção da pessoa com deficiência no meio social, a partir do momento que tenta mostra-los em novelas, filmes, programas de TV ou rádio e reportagens jornalísticas. Dessa forma os profissionais de comunicação, em especial os jornalistas, como formadores e conscientizantes da população devem contribuir para transmissão de informações de maneira clara e objetiva para que todos tomem conhecimento sobre o tema deficiência.

Os deficientes e seus familiares por sua vez nem sempre são conhecedores de seus direitos, e não poucas vezes revelam uma visão defasada de sua condição e seus direitos. Cabendo então aos jornalistas lutar para tentar mudar esta realidade a partir de divulgações atualizadas em reportagens sobre o assunto, e o abordando com o mesmo teor e perseverança que abordam outros temas como política e economia, entrevistando diversas fontes indo desde os próprios deficientes, profissionais de educação e saúde até mesmo o ministério público. Sendo sempre critico em relação aos acontecimentos e falas de suas fontes. E fazendo antes de tudo uma pesquisa relevante sobre o tema para evitar a reprodução de equívocos.

O projeto “Deficiência: aceitar, superar e vencer” é desenvolvido pela aluna Annellyezy Aparecida do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB. Iniciou-se na disciplina de “Comunicação e Terceiro Setor”, mas perpassou barreiras e foi além da universidade. Neste contexto o trabalho procura mostrar histórias de deficientes paraibanos que conseguiram alcançar suas metas pessoas; além de noticias, reportagens, crônicas e artigos de opinião sobre o tema deficiência para poder assim estimular a diminuição de preconceitos, por parte da sociedade,  de pessoas com deficientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s